14 de abril de 2014

Visto negado??

É, não consegui o visto hoje. Tô bem triste por isso. É uma mistura de decepção com sentimento de inutilidade. É horrível. A única coisa que ameniza é pensar: poxa, foi em alemão, isso não é uma tarefa fácil. Mas mesmo assim, tô me sentindo muito pra baixo.
Sai de casa cerca de umas 8 horas e pouco da manhã. Fiquei estudando as perguntas no ônibus e no metrô. Lá pelas 9:30 cheguei lá. É um prédio comercial com várias outras empresas. Fiz o meu cadastro na recepção e pude subir. O consulado alemão de São Paulo fica no 12º andar. Assim que você chega e diz está lá para tirar o visto de au pair, é entregue um formulário para você preencher com seu nome, endereço completo de onde você vai morar na Alemanha, seu objetivo, seu nível de alemão e sua escolaridade. Não demorou nem 7 minutos e já fui chamada. O atendimento é feito por 2 mulheres que ficam em 2 salinhas/cabines que são separadas por vidro da sala de espera. Para se comunicar, você irá usar o telefone, parecido comas visitas dos presídio das séries americanas hauhauhuah.



Primeiramente, ela pediu meus documentos. Depois de conferi-los, ela perguntou se eu estava ciênte dos requesitos para o visto que eu estava solicitando? Disse que sim. Então ela avisou falaria em Deutsch agora. Pensei, tudo bem, estou preparada. Mas estava enganada.
Muitas garotas no facebook reclamaram que essa mulher que me atendeu hoje, que a apelidamos de boliviana é bem ríspida e antipática.  Ao contrário da maioria, ela me tratou muito bem e foi até simpatica e bastante paciente. Eu não consegui o visto, mas a culpa é minha. Eu simplesmente não entendi NADA do que ela falou. E ela não falou rápido e ainda repetiu quando pedi. Ela me explicou pacientemente que não iria me liberar porque eu não consegui entender 2 perguntas simples que ela fez e me marcou uma nova entrevista para daqui há 2 semanas (dia 29 ás 8h). Me explicou que quando eu voltar lá eu não poderei fazer a entrevista com ela novamente pois isso não é permitido, vai ser com a outra "atendente", uma loira de cabelo curto. Marcou alguns "consertos" no preenchimento do meu formulário e pediu para eu  preenche-lo com caneta azul (tinha preenchido com caneta preta) para não se ter dificuldade em distinguir o que é o formulário original do que é a cópia. 
Queria muito poder dizer que ela dificultou as coisas para mim ou que estava muito nervosa, mas eu não estava. Eu tinha estudado bastante sim, saí do zero no alemão, mas me concentrei quase que exclusivamente na gramática e muito pouco no "listening". Devia ter feito ao contrário. Eu estou triste, muito decepcionada comigo mesma. Nem sei se minha família vai querer me "esperar". Na verdade, tô em choque por realmente não ter entendido NADA. Eu até tô pensando em não tomar o tempo da minha família, deixar eles encontrarem alguém disponível pois eu não posso garantir que eu vou conseguir daqui 2 semanas. Não sei se me inscrevo num curso normal de 2 horas por semana, se pago alguma aula particular, hoje eu ainda tô perdida.
Mandei um email para meus hosts contando tudo. Não sei o que ele irá dizer, uma vez que já tinha ficado bem claro que eles queriam que a au pair chegasse "ASAP".Também sinto vergonha por decepcionar quem tá me ajudando tanto, acreditando em mim e eu nem consegui fazer "a minha parte do acordo". Vamos ver o que vai acontecer agora...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário