8 de abril de 2014

I have a match!!! Ou melhor, Ich habe eine Gastfamilie!!!

Oi!!! Sabe quando de repente as coisas começam a dar certo? Então, estou nessa fase!!! E tudo foi muito "por acaso". Estou me preparando para ir para Berlin, Alemanha e estou muito feliz com isso. Como sei que tem bastante gente que também está no processo ou pensando sobre, resolvi compartilhar algumas informações.




Vamos começar! O que estou indo fazer na Alemanha?
Estou indo ser Au pair e estudar Alemão por 1 ano.
O que é ser au pair?
Ser au pair é cuidar de 1 ou mais crianças por uma determinada quantidade de horas semanais em um país estrangeiro em troca de acomodação, estudo, alimentação e uma pequena mesada. Vários países oferecem essa modalidade de intercâmbio e cada país tem a sua regra. Simplificando é uma maneira bem em conta para se conseguir realizar um intercâmbio cultural de longa duração (1 ano).





Por que quero ir para a Alemanha?
Na verdade, Alemanha não era minha opção. Eu estava conversando com uma família dos Estados Unidos para ser au pair deles. A família era legal, 3 garotos pequenos, South Carolina. Como meu inglês não é bom, eu estava "apanhando" um bocado nos skypes. Enquanto isso eu também mantinha meu perfil no Au pair world. Foi quando uma família na Alemanha me escreveu perguntando se eu estaria disponível para fazer um Skype com eles. Eu aceitei, sem expectativas, apenas com o intuito de treinar meu inglês (a maioria das famílias alemãs têm o inglês como segunda língua). Eu já havia pensado na possibilidade de ir para a Alemanha, mas acabei desistindo da ideia por causa da língua (mal falo inglês, imagina o alemão!).No dia marcado, eu me surpreendi com o skype que fiz com a família. Eles foram muito simpáticos e sinceros. Também achei muito boas as condições de trabalho que eles ofereceram, eu cuidaria de apenas 1 criança e teria 25 euros a mais no meu "salário" como "ajuda" com os gastos da passagem aérea (sei que € 25 parece pouco, mas deve-se ter em mente que NÃO é obrigação da família). Ficamos mais de 2 horas conversando no Skype. Dois dias depois recebi um email dizendo que eu seria bem-vinda e que eles ficariam felizes se eu aceitasse ser a au pair da família deles!!!





Eu fiquei contente por ter dado certo e por eles não ficarem "enrolando" como acontece e muito com as famílias dos Estados Unidos.
Sobre a minha família: A mãe é alemã, médica e já morou por 5 anos no Brasil. O pai é português e viaja a trabalho 2 semanas por mês. E eu cuidarei de 1 garotinho de 2 anos muito lindo! Ei vi o fato de poder falar português com eles como um ponto positivo, mas não pretendo falar português todo tempo. E morarei em Berlin em um bairro muito charmoso, que eu falarei sobre ele em breve!!!
Eu percebi que essa é uma ótima oportunidade que a vida está me dando e resolvi encarar como um desafio. Antes de "fechar" com essa família sabia apenas "Guten tag" e "Ich bin Aline" em alemão. Como a família quer que eu chegue o quanto antes, eu tive apenas 1 semana para estudar, pois a família quer que eu chegue o quanto antes. Mas estou estudando cerca de 5 ou 6 horas por dia e posso afirmar que deu para aprender bastante coisa nesse tempo, claro que isso não é nem 1% da língua, mas acredito que seja suficiente para a entrevista do visto. Vou ir no consulado Segunda feira... MEDO. Mas dará tudo certo!

   
 Torçam por mim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário