Sim gente, agora eu consegui!!! Estou me sentindo uns 10 kg mais leve. Juro que muitas vezes pensei que não conseguiria. E também imaginei tanto esse momento. Confesso que tinha feito uma anotação há semanas atrás com o título desse post e aqui estou eu usando-o.
Saí de casa razoavelmente cedo, ás 7 a.m. O metrô Jabaquara estava mais lotado do que de costume, demorei cerca de 15 minutos só para conseguir passar na catraca!!! Parte do caminho para o acesso da linha amerela na estação da Consolação estava fechado, então isso também me atrasou um pouco. Poxa que caos que está o metrô né? Mas ok, cheguei na estação Faria Lima ás 9 a.m. Procurei um acento vago na plataforma e resolvi estudar mais um pouco com algumas anotações do estudo de alemão que estava na minha bolsa. Fiquei ali até 9:50 a.m. Cheguei no prédio do consulado por volta das 10:15 a.m. Tinha bastante pessoas lá. Esperei cerca de 7 minutos e me chamaram. Era a mesma cônsul que me atendeu na minha primeira tentativa. Ela me reconheceu e apenas pediu meus documentos e falou para eu aguardar novamente. Esperei cerca de mais 10 minutos e o cara da recepção me chamou. Fui para uma salinha separada e um cônsul muito sinpático e com cabelos brancos me atendeu. Ele me cumprimentou e já começou a fazer as perguntas em alemão. Ele me ajudou bastante, repetiu bem devagar quando pedi e chegou até a fazer "mimicas" para que eu entendesse a pergunta.
As perguntas foram onde meus hosts moram, por que eu qro ir pra alemanha, se eu já estudei alemão, se eu já tenho matricula num curso lá e onde meus hosts nasceram. Eu estava muito nervosa, meu coração estava saindo pela boca e sinceramente não consegui lembrar nem 10% do que tinha estudado. Mas tentei fazer o melhor possível e manter uma conversa com coisas um pouco além do que apenas o perguntado. Dai ele falou algo como: "Ok, está tudo bem, pode esperar lá na sala de espera, Danke". Eu sai sem ter certeza se eu tinha conseguido ou não.
Esperei mais uns 10 minutos (esse foi o pior, estava mais nervosa ainda) e a primeira cônsul me chamou novamente e disse: "Agora está tudo ok, por favor veja se seus dados estão corretos" e me entregou um papél que tinha vários erros no meu nome, na minha data de nascimento e era para riscar-los e escrever no lado os dados corretos. Depois pediu para eu pagar a taxa e pegou minhas digitais. Explicou que como eu moro perto do consulado, seria um dinheiro jogado fora pagar o Sedex e que quando tivesse tudo pronto eu receberia um email pedindo para voltar lá para carimbar meu passaporte. E acabou.
Saí de lá feliz e meio paralizada. Eu tinha chegado no consulado morrendo de fome, pensando onde eu iria comer depois. Mas todas essas misturas de sentimentos (anciedade, medo, nervosísmo, felicidade) que eu tive nesses cerca de 40 minutos que fiquei no consulado tirou totalmente meu apetite. Na verdade saí de lá até meio tonta e enjoada... Parece besteira, mas foi uma coisa inédita pra mim...
Eu só queria chegar logo em casa e contar pra todo mundo e dormir, porque eu tinha passado a madrugada em claro por conta da anciedade.
Mas deu tudo certo e agora tenho outras 1000 coisas para me preocupar: comprar algumas coisas, vender outras, cancelar alguns serviços, me despedir de algumas pessoas, etc.